quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A virada do ano


Era fim de ano e eu voltava para casa pensando no feriado que estava por vir. Não tinha grandes planos para o Ano Novo, na verdade queria mesmo era paz, tranquilidade e poder descansar. Na minha frente sentou uma menina de uns 6 anos e a mãe.
A menina perguntou curiosa para mãe: - O que é virada de ano? E a mãe respondeu: - É quando muda o ano minha filha, esse ano é 2008 e o próximo será 2009, entendeu? Ela ficou pensativa e disse “mas porque falam que o ano vira, se ele muda?” A mãe riu “filha é jeito de falar, na verdade isso é chamado de Ano Novo, mas as pessoas falam virada de ano que quer dizer a mesma coisa”.
Passado alguns instantes a menina se manifesta mais uma vez “E por que todo mundo escolhe roupa branca e fala não vejo a hora que esse ano acabe?” “Filha, a roupa branca significa paz e o mundo precisa disso. É um costume as pessoas colocarem roupas brancas, mas ninguém é obrigado, na verdade várias cores têm seus significados. E as pessoas falam que não veem a hora que o ano acabe porque têm a esperança que no próximo ano tudo seja melhor. As pessoas fazem planos para que no próximo ano consigam realizar”. A menina “igual quando eu prometi ser mais comportada na escola”. “Isso mesmo, cada um vê as suas necessidades e faz uma lista do que quer mudar, do que quer comprar”. “Ah, então ano que vem eu posso escolher novos brinquedos?” “Pode escolher, mas não significa que vai ganhar”, respondeu a mãe mais séria do que nas explicações anteriores.
Estava na minha hora de descer e aquela conversa não saiu da minha cabeça. Fui andando até em casa e pensando qual o real propósito da virada do ano, já que podemos ter mais esperança de um dia para o outro, ficar mais animados, até mesmo prometer mudar nossos comportamentos do dia 31 para o 1, e por que não do dia 30 para o dia 31? Será que precisamos da virada para sermos melhores, ou podemos buscar isso no nosso dia a dia?
Entrei em casa e o assunto era a roupa da virada, para onde cada uma ia e que o Ano Novo trouxesse muita alegria para todos. Eu simplesmente comentei "assim seja hoje, amanhã e sempre!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário