terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dica para começar bem o dia...


Resgatando textos antigos achei esse que fiz na faculdade e acho que é uma boa dica para começar o dia mais animado. Falo isso porque para escrever o texto andei em duas feiras e ficava anotando o que os feirantes faziam para chamar atenção e animar quem já estava na rua com a lista de compras.
Olha a dúzia da banana! É só dois reais freguesa... A prata, um real. Não vai levar? Corre que está acabando. Ei moça bonita não paga, mas também não leva! Eu posso faltar com a verdade, mas mentir nunca. Sabia que um belo dia começa com um sorriso no lábio? O entusiasmo dos feirantes contagia até mesmo a mulher que está com pressa e precisa logo voltar para casa, pois ainda vai trabalhar, levar o filho na escola, preparar o almoço. Arranca um sorriso da madame que ainda não entrou no clima da descontração. Apesar de ter carrinhos de um lado para outro, alguns com pressa outros nem tanto, mau humor não combina com este local. Quem pode fica mais tempo, encontra os amigos, bate um papo com os feirantes e faz a tradicional parada obrigatória na barraca do pastel.
As cores fortes dos produtos dão mais vida ao lugar. As mercadorias estão bem expostas, algumas em bacias, outras em caixas. Opção de escolha, variedade e fartura são características desse mercado livre. É uma infinidade de bananas, pêssegos, laranjas, alfaces, tomates,... Gostosos e saborosos são alguns dos adjetivos dados pelos fregueses às mercadorias das quais foram buscar.
Acordar cedo, estar de bom humor, chamar atenção da freguesia e ainda ter voz para gritar o preço de seus produtos, realmente não é uma tarefa fácil. Montar as barracas às cinco da manhã é uma rotina para quem tem a feira como meio de sobrevivência. Atender bem ao público é imprescindível para eles, faz parte da profissão. São senhores, senhoras, homens e mulheres vestidos de verde, ou apenas com um avental, caneta atrás da orelha e um belo sorriso no rosto os responsáveis por essa alegria contagiante que embala as feiras-livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário