quinta-feira, 28 de abril de 2011

Caranguejo no assobio?


Hoje nada de ônibus. Não estava cansada, nem pensando chegar logo em casa. Eu estava na praia. Sentada na minha cadeira e simplesmente agradecida por estar ali. Adoro praia, adoro olhar para o mar, sentir a areia no meu pé, e saber que posso a qualquer hora mergulhar para me refrescar, para me energizar.
Enquanto viajava em meus pensamentos, uma família ao meu lado falava sobre pescar caranguejo no assobio. Pelo jeito era tradição de família, eles contavam do dia que pegaram, ou melhor, pescaram 46, ou 57 caranguejos, na verdade não tinha um acordo sobre o número. Eu achei que era história de pescador querendo contar vantagens e fiquei curiosa para saber como funcionava aquilo de pescar com assobio, afinal uma boa pescaria precisa de vara, isca, anzol, linha.
Bom, nesse dia eles pescaram, ou pegaram, já estava um pouco confusa com o termo, 15. As histórias eram contadas enquanto cozinhavam os caranguejos para comerem na sequência.
Ressabiada que sou ainda não tinha entendido a tal técnica da família, até que o pai resolveu mostrar a filmagem que fizera naquela manhã. Não é que o tal assobio facilitava a “pescaria”. Na verdade eles faziam uma espécie de armadilha com um pedaço de madeira, e um arame na ponta, diria um laço de arame, e conforme alguém assobiava, o caranguejo aparecia e com a armadilha eles laçavam a patinha do bicho. Depois disso pegavam o caranguejo e colocavam no balde e quando acharam que tinha sido suficiente levaram tudo para casa, daí era só ferver com água e sal, e a caranguejada estava pronta. A receita não estava no filme, mas era repetida diversas vezes pelas pessoas da família.
E não é que a caranguejada ficou pronta e eles comemoraram o sucesso do assobio comendo os 15 caranguejos com limão. Quem sabe um dia eu experimento esse prato quem tem sabor de aventura.

4 comentários:

  1. haha... ótima história! e que memória, até os detalhes! adoooro!!!
    beijos!!!
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que adore! Eu me divirto em lembrar dessas histórias! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Rê, não sei se essa técnica realmente funciona, mas meu pai e meu tio qdo eram mais moços e iam para a praia, eles "caçavam" os siris com a mão mesmo, e teve uma vez que até fizeram um ringue, cavocaram um buração e colocaram 2 siris la dentro! Até hoje se bobear meu pai consegue pegar um qdo ele sai sa casinha dele! ahaha
    Hilário isso!!!
    Beijão Rê!

    ResponderExcluir
  4. Maria Cecília, gostei de ter compartilhado uma nova história de caçada. Acho que cada família acaba tendo o seu jeito. Bjs

    ResponderExcluir