terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ondinha ou bicho-papão?


Apesar do dia chuvoso lembrei- me de uma história de praia. Era fim de tarde e eu estava sentada na cadeira observando o mar. Ainda tinham algumas pessoas na praia aproveitando o sol do fim do dia.
Uma menina com os seus 2 anos me chamou a atenção. Além do fato da menina ser muito graciosa, ela brincava em sua piscina de plástico tão feliz que não tinha como ser indiferente a presença dela ao meu lado. Ela pegava o patinho e colocava para nadar junto com ela, a bonequinha, o baldinho, a pá e todos os demais brinquedinhos que estavam ao seu redor. A menina dava vida a cada brinquedo que colocava na piscina. Até que seu pai a estimulou em molhar os pezinhos no mar.
Ela foi andando toda animada e sorridente de mãos dadas com o pai. Mas quando foi chegando perto da água, parecia que seus pezinhos andavam para trás. Ela parou, olhou para o pai e voltou correndo para sua piscina e os seus brinquedos. Ela não chorou, não fez manha, simplesmente abortou a ideia de molhar os pés no mar.
O pai fez mais uma tentativa e a menina foi com ele de novo. Ao chegar perto da água a mesma situação, ela parou e andou para trás. Dessa vez não voltou até a piscina, ficou só observando o pai molhar os pés. Ela ficou paradinha com a mão na cintura, não estava assustada, nem chorando, estava simplesmente observando o mar. O pai a chamava, mostrava que não tinha problema, que o mar estava calmo, mas ela ao invés de ir na direção do pai, dava uns passinhos para trás com a mão na cintura e o sorriso no rosto.
Eu fiquei imaginando o que será que a menina pensava. Ela não parecia assustada, simplesmente não queria molhar os pés na ondinha.  E não adiantava o pai falar e estimulá-la a ir com ele. Ela olhava o mar, a ondinha, com uma carinha engraçada, até que na minha imaginação eu cheguei a conclusão que aquela água que vinha e voltava deveria ser um bicho-papão para ela não querer chegar nem perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário