terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O significado de mergulhar


Fugindo um pouco dos causos dos outros vou contar um meu. Na verdade não é bem um causo, é o significado de mergulhar, o início dessa paixão. A primeira experiência foi um Discovery  - mergulho com cilindro e com um instrutor o tempo todo conduzindo quem mergulha pela primeira vez - em Fernando de Noronha. Nada mais empolgante do que estar com tartarugas, ver moréia e um tubarão. O azul e a vida marinha eram encantadores. Tudo muito excitante para quem sempre engolia água quando fazia snorkel, conhecido como aquele canudo que usa na máscara.
Passados exatos 17 meses dessa descoberta de um mundo nada convencional é que consegui fazer o curso de mergulho e virar Open Water Dive. A cada mergulho que fazia despertava novos sentimentos, uma curiosidade maior em descobrir um mundo que sempre foi algo muito distante da minha realidade. Mas o significado do que é mergulhar veio na minha última viagem: Cozumel. Lá entendi melhor os meus limites e o que busco em cada queda na água. Lá percebi que a descoberta do ser humano vai além de bater recordes. Não precisei mergulhar muito fundo para perceber que a vida marinha pode ser vista de diferentes formas. Com a correnteza, os peixes passavam ao nosso lado como se estivéssemos num trem, por isso o mais importante para mim era curtir cada momento. A experiência em Cozumel só me confirmou algo que já estava enrustido - para eu ser feliz em meus mergulhos não preciso ser Advanced, gosto mesmo é de mergulhar até os 18 metros.
Depois de tudo isso, para mim o significado de mergulhar é poder estar no meio do oceano descobrindo coisas incríveis e no dia seguinte sentir um frio na barriga com aquela vontade de quero mais. Uma terapia sem igual. Uma aventura maravilhosa. Um programa para conhecer pessoas diferentes e que embaixo d´água ficam praticamente todas iguais, a não ser pelas cores das nadadeiras ou pelo jeito de nadar.  Um jeito especial de ver a vida.
Quanto ao snorkel, hoje não só parei de engolir água como adoro praticar. Já tive a oportunidade de fazer em Taipú de Fora (Bahia) e recentemente em Cozumel. Dois lugares que valem a pena para mergulhadores e não mergulhadores. Fica aqui uma dica de passeios para serem feitos em qualquer época da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário